adsense2

adsense

Glossário - Termos e siglas

Glossário (Dicionário)

Seja na hora de montar um drone, quadricopter, multimotor, VANT, etc, é importante sabermos o significado de alguns termos e siglas.

Aqui tentarei, de forma simples e objetiva, explicar as siglas e termos utilizados no mundo dos drones, atualizando cada vez que aprendermos novos termos/palavras! Se você tiver alguma sugestão, seja bem vindo(a), afinal, ninguém sabe tudo! =) 

Quadcopter, Multicopter: O mesmo que Quadricóptero e Multicóptero, tradução do inglês;

Quadrotors: Quad + Motors = QUAdricóptero/QUAtro/QUAdcopter + Motores;

Multirotors, MultiMotores, Multirrotores: Nome utilizado para drones com multiplas hélices;

Drone: Esse é o nome "popular" para Veículos Aéreos Não Tripulados (sigla VANT) ou Veículo Aéreo Remotamente Pilotado (VARP), ou ainda do inglês "Unmaned Aerial Vehicle" (sigla UAV); Drone em inglês significa "Zangão", o macho da abelha Rainha. Fonte Wikipedia.

RPAS: Nova sigla para referenciar os "drones", ou VANTs; No inglês seria: "Remotely Piloted Air Systems", e na tradução da ANAC, ficou: Sistemas de Aeronaves Remotamente Pilotadas, no final, trata-se da mesma coisa já usada habitualmente.

ESC: "Electronic Speed Control", é o componente que serve para controlar a passagem do energia para o motor, informando o quanto de energia deve ser fornecida, e, consequentemente, fazendo com que o motor gire mais ou gire menos;

Rádio Controle (RC ou R/C): Muitos podem entender mais facilmente se dissermos "controle remoto", ou sejá, é o dispositivo que utilizamos para controlar nosso quadricóptero;

Frame: É o "esqueleto" de nosso quadcopter, ou seja, é a parte estrutural de nosso "brinquedo". Vem com os "braços" e a parte central, geralmente de alumínio, fibra de carbono ou fibra de vidro.

Termo Retrátil: É uma espécie de borracha, semelhante a uma mangueira achatada, porém quando jogamos calor nela, ela se retrai, daí o nome "termo-retrátil".

Blade: Palavra em inglês, que significa pás, ou seja, o mesmo que hélice, para o nosso caso.

Gimbal: Acessório para ser acoplado juntamente com cameras, aonde ele faz com que a camera fique estável, ou seja, o seu drone/quadricoptero pode se movimentar para os lados que a camera ficará sempre estável, deixando a imagem sem movimentos bruscos; Um exemplo engraçado, mas real, é a cabeça de uma galinha, se você segurar a galinha e movimentar o corpo dela, a cabeça ficará no mesmo ponto, isso é o que o Gimbal faz!

RX: Abreviação usada para componentes que Recebem sinais; O "R" vem do inglês Receptor.

TX: Abreviação usada para componentes que Transmitem sinais; O "T" vem do inglês Transmitter.

Bindar: O mesmo que sincronizar; Esse termo é utilizado no meio de aeromodelismo/helimodelismo/etc quando precisamos sincronizar o Transmissor (TX) e o Receptor (RX) de um rádio controle;

Joystick: O nome é inglês, e foi muito disseminado na febre dos video-games! Nada mais é que um controle! Normalmente, no mundo do hobby, atrela-se o nome de joystick aos "pinos" de controle dos RádioControles, que geralmente são 02, um a esquerda e outro a direita.

Failsafe: Em tradução livre é "A prova de falhas"; Como a própria tradução diz, esse modo seria uma espécie de modo seguro caso aconteça algum problema! Geralmente esse modo é usado em módulos dos Rádio Controles, protegendo seu aeromodelo de perdas de sinal, que poderiam fazer com que seu "brinquedo" voasse para o infinito. (tem um post falando sobre, aqui)

FPV : Vem do inglês, de First Person View, que significa "Visão em Primeira Pessoa". Serve basicamente para pilotar o modelo através de um rádio controle, visualizando a imagem em um óculos ou monitor/tela de vídeo apropriado, aonde a imagem é transmitida através de um link de vídeo e câmera instalada no seu "brinquedo", dando a impressão de você estar dentro do quadricóptero ou qualquer outro modelo.

Warehouse: O mesmo que armazém, estoque.

CG: Centro de Gravidade, ou seja, é o ponto aonde o conjunto se equilibra, não necessariamente no centro dele. Também pode ser conhecido como baricentro. Veja o que é Centro de Gravidade com mais detalhes.

DIY: Do inglês "Do It Yourself", ou seja, "Faça você mesmo". No mundo do hobbymodelismo, essa sigla muitas vezes é incorporada em kits que vem com todas as peças necessárias para montar, mas para que você mesmo monte o modelo.

Hover: Do inglês em tradução livre seria "pairar". Esse termo é usado no helimodelismo para voos baixos, sem grandes altitudes e consequentemente sem grandes esforços dos motores para subir; Quando você estiver voando baixinho, pode dizer que voou em hover. Nesse modo a autonomia das baterias tende a ser sempre maior/melhor.

Flyaway / Fly Away: É o termo usado pelos modelistas para dizer que seu modelo "se perdeu", voou para longe; Imagine que você esteja voando e, de repente, perca o sinal e seu drone (ou outro aeromodelo) voe para longe e se perca, então você vai dizer que aconteceu um flyaway. Na tradução livre significa "esvoaçante", ou ainda fly = voar e away = longe, logo "voar para longe", geralmente involuntariamente.

Landing: Significa "aterrissagem", mas esse termo é utilizado para falar sobre o trem de pouso, ou seja, são as "perninhas" do seu drone, que servem para que ele pouse e os equipamentos que estão em baixo não tenham contato com o solo.

Skid: A tradução seria "derrapagem", mas no heli-modelismo seria um sinonimo de "landing".

PropGuard: São as proteções para hélices; O termo é muito usado no mundo do aeromodelismo, mas também é utilizado no mundo náutico, aonde motores de embarcações precisam de proteção também. Nos drones multimotores, os propguards protegem as hélices em caso de contato com obstáculos, e, principalmente, evita-se acidentes por conte das hélices.

Jello: Em inglês livre significa "gelatina"; Esse efeito ocorre nas filmagens, ou seja, o vídeo fica levemente tremido, como se a câmera estivesse com a base mole, por isso usa-se "jello". Essa "moleza" ocorre, geralmente, por conta da vibração das motores e hélices, e acontece muito mais quando as hélices não estão balanceadas.

RTF: Em inglês livre significa "Read To Fly", ou seja, "Pronto para voar"; Essa sigla é dada para kits prontos, no qual você não precisa montar nada, apenas ligar e sair voando com seu drone.

Flicker: Esse termo é usado para indicar um efeito que ocorre nas filmagens, que é quando a sombra da hélice afeta a filmagem. Quando o sol está a cima e a frente do drone, dependendo do angulo, a hélice pode ocasionar uma sombra (mesmo girando super rápido) e que pode gerar um efeito indesejado na filmagem. Para evitar isso, geralmente é usado uma proteção de lente, como se fosse um "chapéu" de lente.

Modo ATT: Essa sigla significa "attitude" ou em português "altitude"; é um modo de voo no qual seu drone mantém a altitude (distância do solo até o drone), mas fica "livre" para voar conforme seus comandos no controle; Existe outro modo chamado de GPS, aonde seu drone fica estável tanto na altitude quanto na posição.

7 comentários:

  1. Eu tenho uma duvida,sera que posso utilizar a placa de um barquinho de controlo remoto para montar um drone?. Meu email e joaquimmanhica6@gmail.com, aguardo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite, Joaquim!
      Tudo bem?

      Bom, não conheço muito sobre modelos náuticos, mas acredito muito que não servirá, são condições, movimentos e controles diferentes. Você sabe o modelo dessa placa?

      Abraço!

      Excluir
  2. Vc teria como mandar um esquema de como montar um drone.
    Tenho um helicóptero da candide poderia usar a placa dele para montar um drone.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala, Fábio!
      Tudo bem?

      Temos diversas possibilidade s demontar um drone, mas ai vai depender muito da placa principal que você vai comprar, por exemplo, a placa que eu escolhi foi a Naza M Lite. Se você optar por essa, pode seguir o passo-a-passo que fiz aqui no blog, não é muito complexo, mas requer atenção.

      Sobre a placa do seu helicóptero, não seria possível, pois são diferentes.. Da linha da DJI, por exemplo, você poderá usar a Naza-H ou a Ace One.

      Se puder ajudar em algo mais, estou a disposição!
      Abraço!

      Excluir
  3. muito bom esclareceu varias duvidas, obrigado!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Cláudio!
      Tudo bem?

      Que bom! Fico feliz que tenha lhe ajudado!
      Sempre que vejo alguma nova palavra/termo, estou colocando aqui, e caso você se depare com alguma que não saiba e que não esteja listada, comente aqui para acrescentarmos a lista!

      Abraço!

      Excluir
  4. Digo, com a ajuda em informações.

    ResponderExcluir

Tire suas dúvidas, poste seus comentários, tudo aqui!
Seja bem vindo(a)!

Se você está para montar um quadricóptero, drone, multirotor etc, vamos trocar experiências!

www.montandoumquadricoptero.com.br