adsense2

adsense

domingo, 22 de junho de 2014

Soldando Conectores XT60 no drone e nas baterias

Faz um razoável tempo que já estou com meu quadricóptero voando, ainda não está 100% completo, mas está voando! Para quem não viu o primeiro voo, é só clicar nesse link para ver!

No entanto, vamos aos poucos sempre querendo melhorar e incrementar nosso "brinquedo", e comigo não é diferente!

Havia escrito sobre as baterias que uso no meu drone, e nesse mesmo post mostrei os conectores das baterias para o meu quadricóptero, ou seja, eram diferentes e eu queria padronizá-los. Para isso, decidi padronizar todas para o famoso conector XT60.



Logo no início da montagem do meu drone, uma das primeiras etapas foi soldar fios na placa do meu DJI F450, e, agora, voltamos a ação:

Soldar conectores na bateria do drone.


Com a ajuda do meu amigo André (no final prometi a ele que colocaria os créditos e uma foto dela, hahaha), fizemos a solda, que, claro, ficou MUITO melhor do que as soldas que fiz no início da montagem:

Só para entenderem, minhas baterias tinham o tipo de conector chamado de BULLET, portanto tive que adaptar a conexão do meu drone a bateria:

Adaptação que fiz anteriormente: NÃO recomendo essa adaptação, o risco de soltar e/ou ocasionar um curto é muito grande.

Conector tipo BULLET que vieram em minhas baterias.


Conector XT-60
Conectores padrão XT60


Separado o conector, não se esqueça de usar o termoretrátil, que é uma espécie de "tubinho" para dar acabamento, fica melhor que fica isolante. Cortei pedacinhos com aproximadamente 15mm:

Termoretratil e conector XT60
Não se esqueça de colocar o termoretrátil ANTES de soldar o fio!

Solda de conector XT
Certifique-se de que a solda está firme e brilhante

XT60 e acabamento com termoretratil
O termoretrátil dá o acabamento e isola os cabos.


IMPORTANTE:
- As baterias devem ficar com os conectores FEMEAS
- O drone deve ficar com o conector MACHO

O resultado foi esse (no quadricóptero):
Cabo para bateria com XT60

E os créditos prometidos ao meu amigo André, que me ajudou a soldar tudo, pois o cara é muito rápido e experiente em solda!



Se quiserem comprar esses conectores, podem achar na RC Timer e na HobbyKing, clicando nesses links mesmo para facilitar.

Além desses sites, listei alguns outros sites internacionais para comprar peças, vejam lá!



Leia mais...

segunda-feira, 9 de junho de 2014

Trem de Pouso para Drone Quadricóptero F450

Aos poucos estou evoluindo com a montagem do meu quadricóptero, comprando peças vagarosamente... Obviamente queria montar ele completinho bem mais rápido, porém o $$$ não permite! kkk.

Bom, chegou essa semana um pacote com alguns itens que comprei na RC Timer; Foi a primeira compra que fiz nesse site, e chegou tudo certinho! Demorou mais de 60 dias, SIM, 02 meses!!! Mas chegou, e não foi tributado! Além do RCTimer, citei alguns outros sites para compra de peças para drone, muito bons também.

Nessa compra vieram:

- Skid/Landing ou Trem de Pouso (fotos abaixo)
- Transmissor de áudio e vídeos
- Hélices de carbono
- Conectores XT60 (comentei nesse post das baterias, pois colocarei todos os conectores padronizados)

O skid (ou landing, ou ainda trem de pouso, não sei o nome mais "correto") é muito bom, leve, aparenta ser bem resistente, veja as fotos:




Como chegou semana passada, ainda não instalei-os no meu drone, mas assim que colocá-los, posto as fotos para vermos como ficou. Ainda não sei se estes "pés" atrapalharão a filmagem da GoPro (para mim, a melhor camera para acoplar em pequenos drones)

No pacote vieram:
- 04 "pernas" de plástico
- 16 parafusos M2,5 x 8mm
- 16 parafusos M3 x 7,5mm

Acredito que os 03 tipos de parafusos são para os possíveis diferentes frames do F450.
O link para esse Landing do F450 no RCTimer é este.




Leia mais...