adsense2

adsense

sexta-feira, 28 de março de 2014

Como Montar um Drone - Resumo (Revisão 1)

Desde que comecei a montar o meu drone, e, consequentemente a escrever nesse blog, passaram-se aproximadamente 06 meses.

Meu objetivo ao escrever aqui foi, e ainda é, ajudar quem nunca montou um quadricóptero, assim como eu. Ajudar quem nunca teve contato com o mundo do modelismo (ou helimodelismo, mais especificamente), assim como eu, e mais, tento aqui explicar de maneira simples, sem muitos termos técnicos, mas de forma que todos possam entender como montar um drone, ou, no caso, um quadricóptero.

Então, como montar um quadricóptero? Ou um hexacóptero?


Quando escrevi o post de Como Montar um Drone - Resumo, ainda não tinha conseguido faze-lo voar, porém agora já realizei vários voos, mas ainda não estou expert, isso só com o tempo, e muito capotes.

Aos poucos estou comprando novas peças para construir e incrementar esse drone, e muitas coisas tenho comprado em sites internacionais especializados em helimodelismo, porém os meus preferidos estão nesse post aqui.
Abaixo segue um "histórico" do passo-a-passo das etapas que fiz, colocando os links para cada postagem:

1) Modelo escolhido e compra de peças o modelo do drone 
2) Aprendendo e entendendo a função de cada peça do quadricóptero multimotor 
3) Qual rádio controle Rádio Controle (RC) com melhor custo x benefício 
4) Soldando os componentes nas placas do quadcopter 
5) Qual hélice para o drone devemos usar 
6) Baterias para quadricóptero e para o rádio controle (fiz um post mostrando como comprar bateria na HobbyKing) 
7) Camera para usar com o drone e fazer fotos e filmagens aéreas 
8) Como posicionar o módulo Naza na montagem do quadricóptero IMPORTANTE
9) Como conectar e ligar os motores no módulo Naza e a interface LED/Serial 
10) Como ligar o receptor do Rádio Turnigy 9x no módulo Naza M Lite

Ainda faltam alguns passo que colocarei aqui, como por exemplo como configurar o rádio controle Turnigy, etc, mas aos poucos irei postando com fotos e vídeos.

Meu primeiro voo (<<< veja aqui) até que foi "razoável", fiz um vídeo que vocês podem ver também.

Logo logo colocarei o vídeo da filmagem aérea que fiz, fazendo algumas adaptações para filmar com o drone usando uma GoPro, que deu certo, mas não é o jeito mais recomendado.
Leia mais...

segunda-feira, 24 de março de 2014

Conectando Receptor do rádio no Módulo Naza M Lite

Como ligar o receptor do rádio Turnigy 9x no módulo Naza M Lite do Drone?


Assim como conectar os motores do drone ao módulo Naza é muito importante, e que falamos anteriormente, fazer a correta ligação do RX ao módulo também mega importante, pois é nesse momento que os comandos do seu Rádio Controle (RC) estarão "sabendo" como voar. Fiquem tranquilos que foi bem simples essa parte.

Para facilitar, fiz uma imagem bem didática de como ligar o módulo e o RX Turnigy 9x, sendo exatamente a mesma maneira com que fiz a ligação do meu drone. Seguindo essa maneira de conectar, consegui fazer o meu primeiro voo! E até que não foi tão ruim! kkkk...

Se estiver ruim de visualizá-la, é só clicar nela para aumentar.

Como Construir um Drone


Veja que é simples!
Nesse primeiro momento o CH5 ficará sem conexão nenhuma, e o X3 já estará conectado se você tiver seguido o passo-a-passo do post que mostrei como conectei o LED/SBEC nesse lugar (veja aqui).

Ah, não se esqueça de já ir organizando os cabos, ok? E já faça um "planejamento mental" de onde fixará cada parte etc, e não se esqueça de que a posição do módulo Naza no drone é importante, e deve ficar no centro de gravidade do quadricóptero., senão você vai ver o seu brinquedo ficar igual um touro mecânico! kkk.
Leia mais...

quinta-feira, 20 de março de 2014

Caça aos drones nos Estados Unidos

Escutamos muito falar sobre caçadores de aves, caçadores de pequenos animais, mas:

Caçador de drone?


Um pequena cidade do Colorado (EUA) chamada Deer Trail, está analisando uma lei para que sejam liberadas as "caças a drones"! SIM, caçadores de drones!

O negócio é tão sério que existe até uma proposta de recompensa de US$ 100 (algo perto de R$ 240 na cotação de hoje) para cada drone "caçado" e entregue!

Se adaptássemos um pouco essa regra para o Brasil, poderíamos aplicar tal lei em casos como o em que um drone entregou drogas no presídio de São José dos Campos! A criatividade das pessoas, realmente, é incrível!

Fonte Imagem: NY Daily News / KMGH


Vejam o vídeo abaixo sobre o caso de caça aos drones:




Claro que essa ação gera discussões das mais diversas, tanto de pessoas contra, quanto de pessoas a favor...




Leia mais...

terça-feira, 11 de março de 2014

Drone é usado para entregar drogas em presídio de São José dos Campos

Pois é gente! A criatividade é algo que não tem limites! Muitos usam de forma correta, mas uma boa parte usa de forma incorreta... A Amazon usou drones para fazer entregas, na Campus Party distribuiram brindes com drones, mas agora:

Usaram um DRONE para entregar drogas num presídio!


Segundo a reportagem do jornal O Vale, o drone sobrevoou um dos pavilhões do CDP e lançou 250 gramas de um pó branco, supostamente cocaína. Não foram registradas imagens, tornando difícil a identificação do projeto etc... O drone não foi capturado pela polícia, muito menos o "piloto" que estava comandando.

Fora do país, o uso de drones é muito comum, para as mais diversas finalidades... Segundo a matéria do Tecmundo, em 2009 na Inglaterra, um drone foi utilizado para entregar drogas em presídios também, mas sem sucesso.

Fonte da imagem: CNN

A matéria completa sobre a entrega de drogas com drones você pode ver no site do jornal, e na matéria do Tecmundo que também fala desse caso do drone.

Leia mais...

quinta-feira, 6 de março de 2014

Primeira filmagem Aérea com a GoPro e o Quadricóptero - Suporte Adaptado

Agora que meu quadricóptero já está voando (veja aqui o vídeo do primeiro vôo aqui), mesmo que "capengando", resolvi arriscar fazer um vôo com a minha GoPro...

Para quem não conhece, a GoPro é um mini-camera super potente, muito usada em esportes radicais por suas diversas vantagens! Escrevi um resumo sobre a GoPro aqui, vale a pena ler quem não a conhece, e preparem-se pois vão querer uma! Rsrsrs.

Bom, quem acompanha aqui sabe que estou indo pouco a pouco, passo-a-passo, peça-por-peça, pois não tenho conhecimento aprofundado, então quero conhecer tudo, e aqui venho explicando de maneira simples para que qualquer pessoa possa montar também.

Ainda vou colocar os outros passos para conectar os cabos dos motores, o transmissor e receptor do rádio etc, assim como fiz quando mostrei como conectar os motores na Naza, etc, mas quando fiz o primeiro vôo, fiquei super animado! kkk.

Bom, "quem não tem cão, caça com gato" já dizia o ditado, portanto, como ainda não tenho suporte específico para a camera GoPro e não tenho o tal de Gimbal (que estabiliza a camera), fiz uma "adaptação" para poder fixar a GoPro no Quadricóptero:


Vejam que eu utilizei o suporte da camera que veio na caixa dela, que, na verdade, só servia para segurar a GoPro na posição correta dentro da caixa... A maioria joga fora, mas eu guardei esse suporte descartável, pois tem o encaixe certinho para camera!

Como ele não é preparado para ser usado em nada, tive que prender com tiraps (cintas plásticas), apenas para poder ter o prazer de filmar lá de cima com a GoPro.

Vejam que, mesmo que provisório, basta ter criatividade, kkk... Já estou programando a compra dos devidos e corretos suportes, bem como estabilizadores de imagem e tudo mais, no entanto, nesse teste, a imagem ficou excelente! Assim que editar o vídeo, colocarei o link aqui.

------------------------------atualização-----------------------------
Fiz o vídeo! Vejam nesse link: Primeira Filmagem Aérea com a GoPro

Leia mais...