adsense2

adsense

terça-feira, 25 de fevereiro de 2014

Vídeos da Montagem do Drone Quadricóptero

Pessoal, ando na correria e por isso os posts estão um pouco mais "distantes" um dos outros.

Na medida do possível estou filmando os equipamentos que chegaram, filmando os "unboxing" deles, e, claro, o principal, filmando os voos que estou fazendo com o meu drone, que na verdade é o mais divertido, hehehe.

Bom, esse post reuni os poucos vídeos que fiz durante as etapas de montagem, ainda farei mais pois tenho coisas bem legais para filmar, mas por enquanto são esses que seguem abaixo.

Antes de ver os vídeos, você também pode ver um resumo de como montei o quadricóptero, um resumo das etapas, pode ajudar a dar uma "luz" no início.

Vídeo 01: O início do projeto


Vídeo 02: Tirando o Rádio Turnigy 9X da caixa


Vídeo 03: Voando pela primeira vez com o quadcopter


Continuem acompanhando!
Valeu!

================ ATUALIZAÇÃO - 09/ABR/2014 ===============
Novo vídeo do Primeiro Voo do Drone com a camera GoPro

Leia mais...

quinta-feira, 13 de fevereiro de 2014

Conectando os Motores e Interface LED no Módulo Naza-M Lite

Como ligar os fios dos motores do drone ao módulo Naza M Lite?


Essa parte, a princípio, não é dificil, porém é muito importante para que os motores estejam ligados corretamente.. O módulo Naza é bem feito e bem "sinalizado", então é difícil errar.

Com o módulo em mãos, você verá que, do lado direito (frente do módulo) você verá as letras M1, M2, M3, M4, M5 e M6, ou seja, esse módulo pode controlar até 06 motores (M de motor, e os números são para cada motor). Aliás, lembre-se de que a posição do módulo Naza é muito importante para a estabilidade do seu quadricóptero!

Bom, agora vem a dúvida:

Qual é a posição dos motores?


Pra facilitar, no manual do módulo Naza tem a indicação de como é a posição de cada motor e de qual é o sentido de giro deles; Na imagem abaixo, retirada do manual, está a imagem para o quadricóptero:

Como montar os motores para quadricóptero drone multimotor
imagem retirada do manual da Naza

Na imagem a cima, os "braços" vermelhos são a frente do quadricóptero; Essa imagem é como se você estivesse olhando o quad de cima. De forma simples podemos dizer que os motores nas diagonais giram sempre igual...

O motor M1 deve ser ligado na Naza, aonde está escrito M1, o motor 2 no M2, e assim por diante.

Ligar fios e cabos no módulo Naza
É nessa parte (frente) do módulo que os fios dos motores são ligados.

Feito isso, vamos conectar os fios do LED Interface:

Como ligar o LED no drone

Esse componente tem 04 fios... 02 deles (preto e vermelho) você deve soldar na estrutura do quadricóptero, pois é a alimentação (energia) dele. Outros 02 fios são para conectar no módulo Naza, porém agora serão conectados do outro lado do módulo:

Montar o LED USB do DJI Naza

Os 02 cabos que serão ligados são diferentes, portanto não tem como errar... O cabo/fio que tem 04 buraquinhos (conector maior) vai conectado aonde está marcado como LED; O conector que tem 03 buraquinhos (conector menor) vai ser conectado no X3, que é a última conexão desse lado do módulo.

Feito isso, a parte de comunicação entre os motores e o módulo e entre o LED Interface com o módulo estará OK! Ah, o LED Interface é o componente que fará a conexão do módulo com o software da Naza na hora de calibrar o Rádio Controle, que explicarei na sequência.

Enquanto isso, você ver um resumo que fiz das etapas que passei para fazer um drone multimotor.

No site da DJI tem uns excelentes tutoriais, e para essa etapa temos este, que vale a pena ver pois é bem didático:



Enjoy!
Leia mais...

segunda-feira, 10 de fevereiro de 2014

Primeiro Voo Teste do Quadricóptero Montado

Antes de colocar um passo-a-passo das conexões entre o módulo Naza e o receptor do Rádio Controle Turnigy, resolvi fazer um teste, pois, de repente eu poderia colocar esse passo-a-passo de forma errada etc...

Bom, para minha surpresa, consegui conectar todos os fios na sequência e ordem correta! Procurei vídeos na internet e tudo mais, e deu certo! Vou colocar um post com os detalhes de como conectar o RC no módulo Naza etc, e, claro, colocar os links dos vídeos que me ajudaram.

Assim como todo mundo que inicia a montagem de um drone, a ansiedade em vê-lo voando é ENORME, não é? E comigo não foi diferente.

Depois dá uma olhadinha nesse link, aonde coloco o resumo de como fazer um drone, que foram as principais etapas até então, mas em breve atualizarei! =)

Veja o vídeo do primeiro voo do meu quadricopter, e, claro, com direito a capote!!! kkkk. Ainda não coloquei a GoPro no quad pois não quero arriscar, kkk.

Quadricoptero em seu primeiro voo de teste

Pessoal, na verdade capote bem mais e BEM pior que o que esta nesse vídeo, pois, quando fiz a montagem dele e tentei voar, descobri que a Naza DEVE obrigatóriamente ficar no CG (centro de gravidade) do drone, isso é fundamental! Ou seja, a posição de instalação da NAZA deve ser respeitada.


Bom, esse voo foi apenas experimental, tanto que todos os componentes estão presos com velcro ou com elástico. Agora que está OK, vou ficar bem todos eles com tirap (aquelas cintas plásticas), e arrumar os fios direito.

A título de informação, nesse meu voo a bateria durou 12min exatos, aonde usei:

Para essa marca de 12min, fiquei voando com HOVER, sim, essa palavra diferente... Pesquisei e descobri que esse termo é utilizado quando ficamos voando baixo, voando lentamente, ou seja, fiquei voando dentro da minha garagem, voar em hover.

Leia mais...

terça-feira, 4 de fevereiro de 2014

Posição do Módulo Naza-M Lite na montagem do Drone - IMPORTANTE

Antes de voar, que parece bem simples, existem pequeninos detalhes que só aprendemos e descobrimos "apanhando" mesmo.

Antes de colocar o passo-a-passo para ligar os fios do rádio controle ao módulo da Naza, resolvi fazer umt este rápido, pois assim colocaria aqui direto o esquemático para fazer a ligação dos fios.

Conectei todos os cabos entre o receptor do RC Turnigy 9x ao módulo da Naza-M Lite.

Configurei rapidamente o controle vendo milhares de vídeos na internet, e, dessa forma, ACHEI que tudo estaria pronto para voar e depois pronto para postar o sucesso do primeiro voo; Engano meu...

Consegui acionar os 04 motores (que já tinha configurado-os para girar nos sentidos corretos, que explicarei nos posts seguintes), e, quando eu "acelerei", o que aconteceu? Meu quadricóptero começou a girar as hélices mais forte, e, capotou, SIM, CA-PO-TOU, nem sequer saiu do chão!

Nesse momento me bateu o desanimo... kkkk...

Conferi TODOS os cabos, e TODOS estavam na posição correta.... Passei 02 noites tentando descobrir o erro, e nada de encontrar a solução...

Ontem, de repente, resolvi ler novamente o manual do módulo Naza-M Lite, foi quando percebi um detalhe MUITO importante: A posição do módulo!

O MÓDULO NAZA TEM UMA POSIÇÃO CORRETA NA MONTAGEM DO SEU DRONE. E QUAL É?

Veja o símbolo indicando qual é a frente do quadcopter


Acreditem, algo tão simples, mas que ninguém e nenhum fórum deduziram, talvez por ser tão obvia, kkkk, mas, acreditem, era só corrigir a posição do módulo na montagem do quadricóptero.... Então arrumei e coloquei no centro do conjunto:



Eu havia posicionado de maneira com que eu tivesse acesso a TODOS os fios, tinha colocado numa lateral, ou seja, eu estava errado!

O módulo deve estar sempre no CG, ou seja, Centro de Gravidade do conjunto, o que nem sempre significa que é o centro exato, ok? CG seria o ponto central de equílibrio... Imagina que você pegue um prato vazio, e com um palito de pé você tenha que equilibrá-lo... Com o prato vazio, o CG provavelmente será o centro do prato, mas, se você colocar um pedaço de carne num canto do prato (kkkk), o CG vai mudar...Entendeu?

Depois que fazemos as c*gadas é que aprendemos, bom, serviu de lição, kkkk; Não façam isso!
Veja o vídeo tutorial de montagem da Naza:



Leia mais...