adsense2

adsense

quarta-feira, 29 de janeiro de 2014

Drones Sobrevoando e Distribuindo brindes na Campus Party

Os quadricópteros foram destaque na famosa Campus Party neste anos de 2014!

A GloboNews e a Globo Universidade fizeram uma ação no maior evento de inovação tecnológica do mundo, a famosa Campus Party!

Os drones quadricóptero usados foram os famosos DJI Phanton (da mesma família deste quad que estou montando), que sobrevoaram os pavilhões soltando paraquedas com kits de sobrevivência, e mais, alguns prêmios podem levar os participantes do evento (chamados de "campuseiros") para a televisão. Serão selecionados dois participantes da feira para uma apresentação no programa Navegador, da GloboNews, porém os sortudos terão que ter pego o brinde lançado pelo drone, e que contenha duas das bolas com os convites para participar do programa.

Quadricópteros na campusparty2014
Drones PHANTOM na Campus Party 2014 (Foto: Helton Simões Gomes/G1)

Foram utilizados alguns drones que levantaram voo dez vezes. No primeiro voo para lançar o brinde, um grupo de campuseiros acompanhou o voo do quadricóptero, metro-a-metro, para conseguir pegar o paraquedas com o brinde, veja o vídeo de um "campuseiro":


Reparem que no fundo há um drone voando com uma faixa / Vejam que o para-quedas para lançar o brinde não foi bem sucedido, rsrs.

Mas não foi só a Globo que utilizou esses drones para fazer propaganda,, a Telefónica também ergue voo com um drone para divulgar seus planos de internet de quarta geração (4G).

Quando eu finalizar o meu, quem sabe não estarei fazendo alguns eventos assim, hein? =)

Leia mais...

sexta-feira, 24 de janeiro de 2014

A Melhor Camera para Filmagem Aérea Não-Profissional para Drone Quadricóptero

Qual câmera usar para fazer filmagem aérea com um drone?


Bom, essa pergunta pode ter MUITAS respostas, tudo vai depender do resultado final que você deseja, e, claro, da capacidade de elevação de carga que o seu drone tem.

Como estou montando um drone F450 com o módulo da Naza, na minha configuração de montagem não seria possível elevar grandes câmeras, por isso o ideal é a tão famosa e conhecida GoPro! Segundo informações que obtive em fóruns, a capacidade do F450 Naza é de, aproximadamente, 1,4kg.

Caso não tenha visto como ficou minha montagem até o momento, fiz um vídeo mostrando o meu drone. Nesse vídeo você consegue ter noção do tamanho do quadricóptero.

Fiz um passo-a-passo de como montar um drone, pelas etapas que passei, mas ainda não inseri a parte da camera, que deixarei para colocar depois que todo o restante das partes estiverem ok.

A GoPro é uma marca muito consagrada no mercado; Nada mais é que uma câmera super pequena, porém muito poderosa! Inicialmente foi desenvolvida para uso em esportes radicais, pois a sua lente tem uma abertura maior, ou seja, ela consegue filmar muito mais coisa em uma distância menor... Muita gente usa na bicicleta (eu mesmo uso), no paraquedas, na prancha de surfe, etc... A câmera faz imagens incríveis, tanto em vídeo como em foto!


O modelo que eu tenho é a GoPro Hero 3 Black Edition, muito boa por sinal! Esse modelo foi descontinuado e substituidos por uma versão nova. O link é das lojas Americanas, mas comprei a minha no exterior.


Bom, a grande maioria das pessoas que monta um quadricóptero acaba optando pelo uso da GoPro: Pequena, LEVE, bonita e tem muitos suportes e acessórios! Existem outras opções no mercado, opções inclusive com melhor "poder e qualidade" de filmagem, mas o ponto crucial para a minha escolha pela GoPro foi o fato de que, como ela é mais conhecida, a variedade de acessório é INFINITAMENTE maior!
No entanto o preço não é dos mais atrativos, atualmente uma GoPro Hero 3+ Black Edition, última versão, está em torno de USD$ 399,00 (a versão Silver Edition é mais barata), o que daria hoje perto de R$ 1100,00 com impostos dos EUA, se comprada lá... Aqui no Brasil o preço é bem mais elevado, chegando a R$ 2400,00 , mais que o dobro!

Eu tinha a GoPro antes mesmo de começar a montar o meu quadricóptero, no entanto, caso não tivesse comprado, recomendaria mesmo assim a compra dela... Veja esse review na Info Exame sobre a GoPro.

Em breve farei os primeiros voos do meu drone, e assim que acoplar a GoPro nela, colocarei aqui as imagens!

Fonte das imagens: JakeLarsen / Gizmodo Br / Info Abril
Leia mais...

terça-feira, 14 de janeiro de 2014

Drone espião para alunos em dia de prova?! WOW!

Construir um drone para monitorar áreas da Amazonia? Ok


Uso de quadricópteros para área militar? Ok


Mas....

Montar um drone para monitorar ALUNOS durante as provas?!


Esse seria o sonho de todo professor, não é?! kkkkk
E, claro, o terror de todo aluno mais espertinho!!!

O Instituto Thomas More, de Bruxellas, fez isso! 

Com um drone multimotor da DJI sobrevoaram a sala de aula!
Fico imaginando o vento sobre as mesas e o "barulhinho" das hélices num momento de concentração, hahaha.

Fazer um drone para espionar


Veja o vídeo que compartilharam no YouTube:



No entanto, alunos de plantão, fiquem tranquilos, esse vídeo foi apenas uma brincadeira e não está em prática!!! Um alívio para os alunos (Uuuuufa!) e uma tristeza para nossos professores! kkkk

Bom, não podemos descatar a idéia, não é?! Não sabemos o futuro de amanhã!
Se já temos até empresas fazendo entrega com drones, espionar provas seria fácil fácil!

Idéias malucas é que não faltam para a utilização de quadricópteros! Já viu o cara que construiu um quadricóptero com os restos mortais do próprio gato de estimação?! ACREDITE!!!

Aliás, vale lembrar que sobrevoar sobre pessoas sempre há riscos, há muita discussão sobre isso, mas, fato é, o cuidado deve ser multiplicado por mil quando estiver pilotando seu quadricóptero sobre pessoas!

Fonte: Nerdcore e BlueBus

Leia mais...

sexta-feira, 10 de janeiro de 2014

Recarregador de Baterias para Drone Quadricóptero

Como recarregar a bateria do quadricóptero?


Bom, como contei no post aonde faço um resumo de como montar um quadricóptero, ainda não coloquei meu drone para voar pois, por uma "logística errada" que planejei, comprei as baterias para depois comprar o recarregador para elas.

As baterias para o quadricóptero chegaram, perfeitas, bem embaladas e tudo mais, porém, SEM CARGA!
As baterias vem com "carga de manutenção", ou seja, são apenas suficiente e indicadas para armazenamento... Elas tem tais "exigências" por serem de LiPo, uma espécie de pólímero, etc, etc etc...
Para as baterias para esses tipos de drones, e aeromodelos em geral, não é recomendado que seja guardas completamente cheias, e nem completamente vazias! Complexo, né? Bom, mais pra frente vou escrever sobre as baterias, pois ainda estou estudando melhor sobre o assunto para passar uma informação mais precisa e simples...
Já comprei o meu recarregador que serve para baterias de 2 a 3 células (2~3s), e achei uma boa opção comprar um da marca da própria Hobbyking, pois vi bons comentários sobre, a pontuação (nota) dele no site é boa (04 coroas de um total de 05), e o melhor, O PREÇO!!!!

Carregador de bateria para quadricoptero
Fonte: Site HobbyKing
O link para esse recarregador de bateria é este:

Pra comprar as baterias no site da HobbyKing, eu fiz um explicativo de como comprar baterias para o quadricóptero, pois tem alguns macetes que vão te ajudar a não se irritar na hora da compra. Existem outras opções de compras de peças/baterias, ai vale a pena olhar aqui ou aqui (sites baratos!).

Especificações:
Voltagem de entrada: 110v ou 240v A/C (50/60Hz)
Capacidade de células: 2~3s
Tipo de bateria: Lítio
Corrente de saída: 3 x 800mA
Dimenções: 95 x 55 x 32mm

Ótimo custo x benefício! Agora vamos ver ao chegar, se será bom tanto quanto seu custo.

Leia mais...