adsense2

adsense

terça-feira, 29 de outubro de 2013

Drone Multimotor desenvolvido em São José dos Campos

São José dos Campos tem Parque Tecnológico com empresa desenvolvendo e montando drones!


Ontem, 29/10/2013, saiu uma matéria sobre os famosos Drones, e o foco foi a cidade de São José dos Campos, em SP.

A matéria comentou sobre a empresa brasileira, sediada no Parque Tecnológico de SJC, a desenvolver drones 100% (ou quase) brasileiros! A empresa está focando o desenvolvimento dos multimotores para aplicação na área de segurança nacional, junto as forças de seguranças brasileiras.

Todo o desenvolvimento está sendo feito com base nas especificações da Agência Nacional de Aviação Civil, mais conhecida pela sigla ANAC; Ainda não existe uma legislação para o uso de drones no país, mas "ouve-se" por aí que em 2014 será definido tais regras.

A reportagem cita alguns valores para pequenos drones, mas que, sinceramente, achei os preços superfaturados; Talvez tenham informado preços elevados para modelos tão simples, pelo fato de sair numa matéria de TV, apenas suposição minha.

De qualquer maneira, segue o link da matéria na integra, aonde há também o vídeo que passou ontem:

Na matéria veiculada, e no link a cima, um dos modelos é bem semelhante ao que estou montando! O meu você pode ver uma prévia no post: Vídeo Quadricóptero Naza Lite.

Fonte: G1 Vanguarda


Enquanto isso, veja esses outros posts:
Leia mais...

quarta-feira, 23 de outubro de 2013

Hélices DJI Naza F450

Hélices do DJI NAZA F450, quais são elas?


Enquanto aguardo a chegada de outros componentes para montar meu quadricóptero, resolvi colocar alguns detalhes sobre as hélices/blades que acompanham o kit que comprei da DJI Naza F450, que contei nesse post sobre a compra. Ainda não as encaixei no conjunto (veja esse post com vídeo) por segurança, e até porque ainda não sei ao certo qual irei utilizar...

Tente explicar os aspectos gerais de cada hélice, bem como as informações básicas delas; Não há informação do material do qual esses blades são fabricados, mas deduzimos que seja de plástico, sem reforços especiais nem nada.

Junto com o kit, vieram 08 hélices, sendo:


- 04 Hélices maiores (identificadas como 450P10 no saquinho plástico)
- 04 Hélices menores (identificadas como 450P08 no saquinho plástico)

Pacote Helices Originais Naza

Além do tamanho, a diferença entre elas também esta no material e no formato, levemente diferente.

A hélice maior tem 10 polegadas, o que dá aproximadamente 25,4 cm , um tanto quanto "grandinha", já a hélice menor tem suas 08 polegadas, aproximadamente 20,32 cm (foto abaixo).

Comparativo entre hélices
Deixei a caneta para que se tenha idéia de tamanho das hélices... A menor é a de 8 polegadas, logo a maior é a de 10 polegadas;


Tamanho da helice DJI

Nesse post não ensinarei muita coisa sobre hélices, mas o intuito é apresentar com mais detalhes as hélices originais que vieram com o kit que comprei.

AVALIAÇÃO GERAL:


A hélice de 08 polegadas me pareceu mais robusta, com acabamento melhor, e, inclusive, com detalhes instrutivos estampados nela mesma:

Detalhes da helice
Essa hélice é fosca, e tem um melhor acabamento.


Já a hélice de 10 polegadas é brilhante, tem alguns números estampados (foto abaixo) e o logo da DJI, mas me pareceu MUITO frágil... Essa aparente fragilidade já me faz pensar em comprar hélices de fibra de carbono, algo que estava desprezando inicialmente.

Detalhe para instruções na própria "tenha"
Número 1038, aonde o 10 significa as polegadas, mas o 38 não sei o que é.

No manual da própria DJI, é indicado que a hélice seja sempre montada com o logotipo (DJI) para cima.

A diferença de qualidade das hélices é bem perceptível quando pegamos as duas, e na foto abaixo tentei capturar a diferença visual... A hélice fosca (de cima da foto) é a de 8 polegadas. Vendo as hélices "ao vivo e a cores", o sentimento que tenho é que a hélice maior (abaixo da foto) é muito frágil.

Diferença entre as hélices DJI Naza

Assim que meu RC chegar, vou precisar de baterias para poder testar, e ai então colocar as hélices no meu quadricóptero, ajustando posição, torque, etc... Hoje foi apenas para mostrar melhor as hélices que vieram nesse kit!

Se tiver algo a acrescentar, deixe um comentário! =)


Veja mais coisas aqui:



Leia mais...

segunda-feira, 21 de outubro de 2013

Rastreamento de compra do RC HobbyKing

Status do pedido de compra do Radio Controle na HobbyKing

No mês de setembro, mais especificamente 27/09/2013, efetuei a compra de meu Rádio Controle Turnigy 9X 9CH; Nessa compra coloquei no pacote apenas este rádio, pois, fazendo as simulações de frete no site, vi que era mais vantagioso comprá-lo sozinho, pois o frete sairia mais barato do que se acrescentasse mais itens ao pacote. O motivo e o método de escolha do meu rádio eu conto no post "Escolhendo o Rádio Controle RC para o Quadricóptero"

Uma dica importante que que dou para compras no site da HobbyKing e para outros sites é: Faça várias simulações antes de fechar a compra! Veja o preço do frete para 01 componente, depois adicione mais 01 e veja o valor, retire, ponha, etc, SIMULE! Se você ainda não tem cadastro para comprar no site da HB, veja como fazer aqui!

Quando efetuei a compra de meu RC, o site informava que eu ainda tinha 0,600kg para inserir na compra que o frete não seria alterada, porém ao acrescentar o frete quase dobrava de valor! Pay attention!

Bom, como toda compra internacional, há diversas burocracias, e não há de ser diferente com a minha, veja o status abaixo:

Número de rastreamento da encomenda no site da HobbyKing
Para quem tem smartphone, o aplicativo "Chegou?" é EXCELENTE para monitorar suas encomendas! Recomendo! Tem para plataforma iOS e para Android!

Resumo:

27/09/2013 - Compra no site
11/10/2013 - Postagem do pacote
13/10/2013 - Identificado que foi postado após o horário
... sem atualização até essa postagem (21/10)...

Enfim, o jeito é aguardar! E torcer para que chegue logo!



Posts que possam te interessar:
Leia mais...

quinta-feira, 17 de outubro de 2013

Entendendo melhor o Radio Controle (RC)

Desvendando, de forma simples, conceitos básicos dos rádios controles


Os Rádio Controles, ou RCs, podem ser dos mais diversos tipos, modelos, potências, canais, alcances, etc... Visto a infinidade de opções, vi que há algumas características principais comuns a quase todos, e que se você souber esses princípios "básicos", irá te ajudar, e muito, na hora da compra e configuração!

Fiz a compra de um Rádio Controle (RC) da marca Turnigy, porém até chegar nesse modelo, fiz várias pesquisas, acessei vários sites etc, até que cheguei numa definição! (Veja aqui a "saga" da escolha do meu RC)

No entanto, embora tenha pesquisado bastante e acessado vários fóruns sobre helimodelismo, ao contar para as pessoas sobre a minha escolha, muitos deram suas opiniões sobre o modelo escolhido etc, mas uma recomendação foi quase que unanime: A troca do módulo!

Veja esse post falando sobre esse modo:

Bom, antes de prosseguir, é importante explicar (de forma simples e do ponto de vista de um leigo) que os RCs tem várias partes, mas podemos resumi-lo em 03 principais:

01) Módulo Receptor (RX)
02) Radio Controle (RC)
03) Módulo Transmissor (TX)

Obviamente que há muito mais detalhes por trás disso, mas o intuito desse post é explicar de forma simples essas partes principais e o motivo pelo qual recomendam a troca do módulo do Turnigy 9x 9ch para um que tenha o failsafe.

Ainda ficou confuso? Para clarear, seguem algumas imagens de cada item a cima citado:

 ::: Módulo RECEPTOR (RX)
RX para Controle Remoto Turnigy
Esse componente vai no seu quadricóptero; Veja que a parte vermelha ligada num fio é a antena;

::: Rádio Controle (RC) 
Controle Remoto Turnigy para Quadricoptero
Aqui é aonde você comanda todos os movimentos do seu drone, e, eventulmente, outras funções também.

::: Módulo TRANSMISSOR (TX)

 TX Transmitter Turnigy Original
O TX pode ser como na foto acima, sem antena embutida...

Modulo TX FrSky avulso
...Ou ainda como este, aonde a antena já vem embutida (Modelo FrSky)


Funções básicas:

01) Esse componente vai fixo em seu quadcopter, pois ele receberá os sinais vindos do seu RC e enviados pelo módulo transmissor (TX);
02) Este é o nosso joystick, aonde fazemos o controle do nosso quadricóptero, drone ou qualquer outro "brinquedo" controlado via RC;
03) Esse componente transforma o comandos do joystick em sinais, e envia para o módulo TX que está no quadricóptero, por isso esse componente chama-se módulo transmissor.

Grosseiramente seria isso!

Bom, e porque trocar o módulo original do Turnigy por um de outra marca? Explico um pouco das vantagens nesse post aqui..

Deixem seus comentários! Se tiverem sugestões, críticas e/ou correções para essa postagem, fiquem a vontade!

Fonte das imagens: HobbyKing


Veja mais esses tópicos:
Leia mais...

quarta-feira, 16 de outubro de 2013

Vantagens de ter um módulo com FailSafe

O que é Fail-Safe? O termo é em inglês, e, em tradução livre significaria: FAIL = Falhar SAFE = Seguro A expressão significa  "a prova de falhas!


O pessoal mais experiente me explicou que, numa possível perda de sinal entre o controle e o seu drone, muitos dos módulos do Rádio Controle não tem o modo failsafe, ou seja, se perder o sinal, o seu drone poderá voar sem rumo, pois ficará na memória dele o último comando em execução no momento da perda, por exemplo: Se você estiver subindo, e de repente perca o sinal, o seu quad continuará subindo, até uma hora que não terá mais bateria e o levará a uma terrível queda!

A recomendação é que eu troque o módulo por um módulo que tenha essa função, que é um excelente custo x benefício, ou seja, se perder o sinal durante o vôo, ele volta os comandos pré-programados do quad, evitando que ele voe para o infinito e você tenha um prejuízo maior!

Existem diversos módulos de FailSafe, mas em simples palavras, podemos dizer que o modo Fail-Safe seria uma espécie de "freio" automático para os motores!

Vantagens de ter Failsave


Leia mais...

terça-feira, 15 de outubro de 2013

Vídeo Quadricóptero Naza Lite

Enquanto minhas peças não chegam, resolvi fazer um mini-vídeo, apenas para dar um panorama do atual status do meu drone! Embora já tenha colocado fotos dele, um vídeo fica melhor, não é?


Não se preocupem que o meu drone não está caracterizado com nenhum bichinho de estimação querido meu, kkkl, ainda não fiquei "criativo" como esses holandeses aqui.

O meu vídeo é curto, sem áudio explicativo (ainda!), e, realmente, apenas para mostrar em mais ângulos como está o meu humilde quadricóptero, podendo, inclusive, ver algumas das peças que mencionei em outro post.

Início da montagem do quadrimotor


Ah! Deixei uma caneta ao lado do quad de propósito, assim é possível ter idéia do tamanho real dele montado.

Não sou especialista em edição de vídeos, então abaixo coloco, aproximadamente, um menu de minutos, assim podem ver e ter idéia da parte da qual falo:

00:08 - Módulo Naza Lite
00:11 - Motor traseiro
00:22 - Detalhe do motor
00:31 - Zoom no interior do frame, mostrando a solda
00:42 - Detalhe dos cabos chegando no Módulo
00:47 - SBEC/LED, aonde tem a conexão USB 

Veja o vídeo:



Os segundos são aproximados, apenas para ter idéia e noção.


Interessado em quadricóptero como eu? Então veja esses posts:
>>> Drone Multimotor desenvolvido em São José dos Campos
>>> Escolhendo o Rádio Controle RC para o Quadricóptero
>>> Identificando os componentes do Quadricóptero DJI F450
Leia mais...

domingo, 13 de outubro de 2013

Gato morto transformado em Quadricóptero?

Enquanto aguardo a chegada dos componentes que comprei na HobbyKing, veja essa história:

Você teria coragem de transformar o seu animalzinho de estimação em um quadricóptero?!?!?!

Como fazer um quadricóptero de gato
Fonte: MailOnline

Estou gostando dessa coisa de montar um quadricóptero, mas, com certeza não chegarei a esse ponto! kkkkk...

Um holandês, chamado Bart Jansen, fez isso!!! Realmente foi criativo... Mas que criatividade! Ele transformou o seu gatinho (de verdade!), utilizando a técnica de taxidermia, em quadricóptero, e que voa de verdade! Taxidermia seria algo semelhante a empalhar. 

Veja o vídeo:



Incrível, não?! Ou doido, talvez....

O importante é que ele esta feliz e seu quadricóptero voa!

E você, faria algo assim?



Além desse, veja outros posts:
>>> 5 Sites Baratos Internacionais Especializados em Peças para Helimodelos!
>>> Drone Multimotor desenvolvido em São José dos Campos
>>> Escolhendo o Rádio Controle RC para o Quadricóptero
>>> Identificando os componentes do Quadricóptero DJI F450
Leia mais...

segunda-feira, 7 de outubro de 2013

Como Criar Cadastro na HobbyKing

Como se cadastrar na HobbyKing

Fazer compras online sempre gera sempre uma dúvida, mais ainda quando não estamos acostumados a fazer isso, pior ainda quando não conhecemos o site aonde queremos comprar!

Detalho aqui um passo-a-passo, de forma simples e objetiva, de como comprar suas peças no site da HobbyKing .


Para quem não sabe, foi na HobbyKing que efetuei a compra de alguns componentes para a montagem do meu quadricóptero, aonde contei um pouco nesse post. Foi a minha primeira compra, motivada pela indicação de um colega de trabalho.

Acessando o site, logo de cara você verá a seguinte pagina:

Comprando peças para drone


A primeira etapa é criar um cadastro, clicando no link REGISTER (registro):

Passo-a-passo para registrar na HK


Após clicar, aparecerá a tela para registro de seus dados, normal nos cadastros de sites:

Formulário dados HK
Lembrando que todos os campos com um * são obrigatórios; Informe todos os seus dados reais, o site é seguro.

Feito o cadastro, você receberá em alguns minutos um e-mail de boas vindas, informando seu e-mail de cadastro e sua senha...
PRONTO! Agora você já tem um cadastro pronto para comprar suas peças.

ACESSANDO O SITE E COLOQUE PRODUTOS NO "CARRINHO DE COMPRAS":

Entre no site e faça o login, ou seja, digite seu e-mail e sua senha (os mesmos que você recebeu por e-mail) neste campo que fica no topo da página:

montandoumquadricoptero.blogspot.com


Clique em SIGN IN (equivalente a um "OK"), e aparecerá uma tela semelhante a esta abaixo:

Como se cadastrar na hobbyking
A tela a cima é referente a minha conta, mas tem os dados principais; Sua tela poderá ser um pouco diferente, mas o principal será o mesmo modelo.

Veja que há um sistema de pontuação, e o meu é bem baixo, pois até o momento fiz somente uma compra.

Bom, agora você deve procurar os diversos produtos que lhe interessam, e, na medida que for gostando, vá adicionando-os em seu "carrinho de compras". O site é bem organizado, por categorias, etc, mas se souber a palavra chave na hora de buscar, vai facilitar bastante.

Para adicionar no carrinho de compras, basta clicar em ADD TO CART (adicionar ao carrinho), que está sempre mais abaixo da descrição do produto, representada pela seguinte imagem:

montandoumquadricoptero.blogspot.com.br

Dessa maneira, você vai adicionando tudo que julgar importante e suas escolhas ficarão em seu carrinho de compras, mas ainda não estão compradas... Essa é uma boa maneira para você posteriormente filtrar as diversas opções que o site lhe oferece.

Mais a frente estarei mostrando o processo para você comprar algo, passo-a-passo.

Nota: Vale ressaltar que não tenho nenhum acordo comercial com o site em questão, apenas escrevo minha experiência com este site, assim como outras experiências ao longo da montagem deste quadcopter; Como toda e qualquer compra na internet, deve-se tomar os cuidados básicos, que podem ser aprendidos aqui no site do Procon.



Alguns outros posts que podem lhe interessar:
>> Dicas de sites para compra de peças
>> Identificando os componentes do Quadricóptero DJI F450
Leia mais...

quinta-feira, 3 de outubro de 2013

Dicas de sites para comprar peças para Quadricoptero

Sites para compra de peças:

Em buscar pela internet, encontrei diversos blogs e sites que referenciam venda de produtos para hobby, e alguns mais especificamente para aero-modelos.

Fiz um compilado dos sites que foram mais vezes citados em fontes diversas, indicações de amigos e outros que eu mesmo tive a experiência de comprar, que são eles:


Faça seu o Drone
Hobby King

Este é, sem dúvidas, um dos mais famosos e completos sites voltados para compra de peças/componentes para hobby, na área de modelismo! O site é bem fácil de mexer e tem praticamente tudo que é necessário para você montar o seu modelo. Ah, o canal do YouTube deles é muito bom, com muitas dicas!

Neste site eu efetuei a compra do meu Rádio Controle (veja o post); Tenho amigos que compraram neste, e receberam sem problemas; Ah, é importante informar que eles fazem o envio e declaram os valores, então você deve se programar para pagar um valor extra (60%, aproximadamente, referente a impostos e taxa de importação, coisas do Brasil).


Fazendo um drone
eBay

Podemos compará-lo ao famoso Mercado Livre, porém com os preços, em geral, americanos, ou seja, mais barato! Nem todos os vendedores enviam para o Brasil, mas boa parte faz o envio, claro, cobrando um valor, mas que ainda sim vale a pena. Muito importante atentar-se a invasão chinesa nesses sites, que, você pensará que está comprando algo americano, sendo que ele virá da China, sem desmerece-los, claro.

O "grosso" do meu quadricóptero foi comprado pelo eBay, de um vendedor americano; Na ocasião tive a oportunidade de estar nos EUA e mandei entregar lá, mas este vendedor também faz o envio para o Brasil! Contei sobre a compra nesse post.


Como montar um Drone
RC Timer

Nunca comprei neste, mas vi em vários fóruns e sites... Me parece um site com a "cara" bem séria e profissional; Já li em outros blogs a experiência de compra feita neste, que nos casos ocorreu sem problemas.



Como montar um Drone
Fox Tech Hobby

Assim como o site da RCTimer, também nunca comprei nada neste site, mas tive boas referências.







É importante ressaltar que não tenho ganhos nem participações nesses sites, bem como a responsabilidade da comprar em cada um deles é por conta de cada usuário; Aqui relato as experiências que tive, bem como informações coletadas advinda de pesquisas na internet e opiniões diversas.

Outros posts contando mais:

>> 5 Sites Baratos Internacionais Especializados em Peças para Helimodelos!
>> Início da montagem do quadricóptero
>> Escolhendo o Rádio Controle RC para o Quadricóptero
>> Meu primeiro drone
Leia mais...